A Vila – Residência de Estudantes de Famalicão abre portas no próximo dia 9 de julho, Dia da Cidade, e a primeira fase de candidaturas ao alojamento arranca já na próxima terça-feira, dia 1 de julho, anunciou esta sexta-feira a Câmara.
Nesta primeira fase, as candidaturas destinam-se aos estudantes deslocados bolseiros que se encontrem a frequentar cursos de licenciatura, curso técnico superior profissional e mestrado nos estabelecimentos de ensino superior sediados em Vila Nova de Famalicão no ano letivo 2024/2025 e aos estudantes que se encontrem a frequentar cursos de licenciatura, curso técnico superior profissional e mestrado e que receberam, durante o ano letivo 2024/2025, complemento de alojamento fora da residência, e que pretendam alojamento para o ano letivo 2025/2026.
A submissão de candidaturas deve ser efetuada no portal ‘Famalicão Mais’.
O período normal de alojamento da Residência de Estudantes tem início a 1 de setembro. A mensalidade estabelecida para o ano letivo 2025/2026 é de 91.44 euros para estudante bolseiros, 261.25 euros para estudantes não bolseiros e 365,75 euros para investigadores.
Os critérios de avaliação das candidaturas podem ser consultados no regulamento de funcionamento da Vila, disponível para consulta em www.famalicao.pt.
Depois desta primeira fase, segue-se uma segunda fase de candidaturas, de 25 a 31 de agosto, e uma terceira fase a partir de 15 de setembro.
A divulgação dos resultados cumprirá o seguinte calendário: primeira fase, até 11 de agosto; segunda fase, até 12 de setembro e terceira fase, de acordo com a data de submissão da candidatura.
“SIMBOLISMO” DA INAUGURAÇÃO
A inauguração da Vila está agendada para as 10h00 de dia 9 de julho, data em que se assinala a comemoração do 40.º aniversário da elevação de Famalicão a cidade.
Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, a inauguração da Vila – Residência de Estudantes neste dia está carregada de simbolismo.
“É o reafirmar do queremos ser: uma cidade aberta ao saber, que cresce e acolhe sonhos. Uma cidade de oportunidades para todos”, refere.
A primeira Residência de Estudantes do concelho terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.
Localizada bem no centro da cidade, na Praça D. Maria II, a Vila dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.
A infraestrutura resulta da reabilitação e ampliação do antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, na Praça D. Maria II, e envolveu um investimento que ronda os 5 milhões de euros, sendo que 3,4 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.