As candidaturas ao Prémio Literário Manuel de Boaventura 2023 vão decorrer ao longo do próximo mês de Janeiro. Conforme estipulado no novo regulamento, podem concorrer à quarta edição do prémio autores maiores de 18 anos, com obras de Romance ou de Conto editadas em livro, em língua portuguesa, durante os anos de 2021 e 2022.
Os concorrentes deverão enviar as obras literárias via CTT, com registo e aviso de receção, para o endereço: Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, Rua Dr. José M. Oliveira, 4740-265 Esposende. Para mais informações deverá ser consultado o regulamento disponível online, no site do Município: www.municipio.esposende.pt/pages/980.
A avaliação das obras a concurso caberá a um júri constituído por dois críticos literários de «reconhecido mérito académico» e por um representante da Câmara Municipal de Esposende.
PRÉMIO
O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi instituído pelo Município de Esposende com o intuito de «homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura esposendense». Com periodicidade bienal e o valor pecuniário de 7 500 euros, o prémio foi atribuído na primeira edição, em 2017, à escritora Ana Margarida de Carvalho pela obra “Não se pode morar nos olhos de um gato”, seguindo-se, em 2019, Filipa Martins, pelo livro “Na Memória dos Rouxinóis” e, em 2021, ao escritor moçambicano Mia Couto, com o romance “O Mapeador de Ausências”. Todas estas obras que integram o espólio bibliográfico da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.