Foi com casa cheia que o ex-presidente da Câmara de Terras de Bouro António Afonso apresentou, esta sexta-feira à noite, em Rio Caldo, o seu mais recente livro: “Camilo e o último Enforcado em Braga: O Demónio do Ouro”.
Numa sessão realizada na sede do GDR Rio Caldo, cuja abertura ficou a cargo do presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, a apresentação da obra foi feita por Severino Xavier Gonçalves de Araújo.
Com moderação da vereadora Ana Genoveva Araújo, o momento integrou ainda a intervenção do autor, António Afonso, e animação musical pela Escola de Música de Terras de Bouro.
De acordo com a sinopse da obra, ao divulgar o espaço geográfico de Rio Caldo como parte integrante da narrativa camiliana, este livro vem colocar o concelho de Terras de Bouro na rota dos estudos camilianos, à semelhança do que já acontece com outros municípios, nomeadamente Famalicão, Póvoa de Lanhoso e Braga.
“Camilo e o último Enforcado em Braga: O Demónio do Ouro” contextualiza, ainda, o processo que levou à abolição da pena de morte em Portugal, o que fez com que fosse reconhecido como um dos países mais avançados em termos civilizacionais, e enaltece o papel das Misericórdias no acompanhamento prestado aos condenados.