O Theatro Circo recebe, este sábado, dia 22 de Junho, o espetáculo musical Acalanto, do projeto Maria Quê. Catarina Silva e Juliana Ramalho, artistas da região de Braga, são mentoras do grupo que promove um cruzamento entre a tradição e a contemporaneidade, através da recriação de cânticos de embalar de diferentes culturas e latitudes.
Acalanto é o nome do novo espetáculo musical de Maria Quê, que valoriza e une culturas e tradições de diversas partes do mundo, fomentando o conhecimento e o convívio entre elas.
O projeto resulta de uma parceria estabelecida com vários países que colaboraram na recolha das obras e que serão uma constante influência, concedendo uma dimensão internacional e multicultural ao espetáculo.
Os temas de embalar, cuja criação foi apoiada pela DGArtes, foram recolhidos em Portugal, Itália, Eslovénia, Roménia, Hungria, Angola, Guiné e Brasil. A sonoridade de Maria Quê é influenciada pelas várias vivências dos músicos envolvidos – desde a world music, ao jazz, à música eletrónica -, dando particular foco a cânticos tradicionais de embalar de diferentes culturas e áreas geográficas, numa união entre a tradição e a contemporaneidade.
CATARINA SILVA E JULIANA RAMALHO
Catarina Silva e Juliana Ramalho são duas artistas do espetro musical bracarense que integram Maria Quê.
Possuindo uma série de experiências na conceção e gestão de projetos culturais em território nacional e internacional, Catarina explorou ao longo de mais de dez anos o canto coral nos mais variados registos, desde o erudito ao folk.
Surge no coletivo Maria Quê como uma das vocalistas do grupo, bem como uma das mentoras.
Juliana, outra timoneira do projeto, frequentou o ensino livre de violino na Academia de Música Valentim Moreira de Sá durante 5 anos, período em que fez parte do coro do espetáculo do grupo Fura del Baus. Junta ainda ao seu reportório a formação completa de Daniel Pereira Cristo nas backing vocals.
O duo feminino, nas vozes, será acompanhado por Rodrigo Peixoto na guitarra e Pedro Oliveira na bateria e percussões.
A direção artística e a produção musical ficarão a cargo do produtor, compositor e multi-instrumentista Hélder Costa.
Bilhetes disponíveis a 9€ (4,5€ c/ Cartão Quadrilátero) no Theatro Circo, nos locais habituais e online em https://theatrocirco.bol.pt/
Mais informações em: www.theatrocirco.com
[email protected]