Comemora-se hoje, 04 de Março, o Dia de Ponte de Lima, assinalando-se os 899 anos do Foral outorgado por D. Teresa à vila mais antiga de Portugal.
As comeorações já tiveram início no passado fim-de-semana, mas têm hoje o programa oficial das Comemorações do Dia de Ponte de Lima. Arranca com a inauguração da exposição Caminhos “Vilas e Cidades do Caminho Português: Ponte de Lima” na Torre da Cadeia Velha, às 11 horas.
Às 14h30, inaugura-se a obra de restauro da Capela de Santiago, situada na freguesia da Correlhã.
A simbólica deposição da coroa de flores na estátua de D. Teresa está marcada para as 16h30, seguindo-se a sessão solene, agendada para as 17 horas, na Igreja Matriz.
A sessão solene contará com a atuação do prestigiado violinista limiano João Silva, durante a qual se realizará a palestra “O Caminho de Santiago – protagonismos de Ponte de Lima no alicerçar da tolerância e Identidade europeias” com o historiador Joel Cleto.
O autor do hino a Ponte de Lima, o Maestro Amílcar Morais será homenageado, ainda durante a sessão solene, momento que contará com a participação da Banda de Música de Ponte de Lima.
Integrando o programa cultural das comemorações do Dia de Ponte de Lima, realiza-se o I Congresso “Ponte de Lima: do Neolítico à Idade Média” no Auditório Municipal, nos dias 4 e 5 de março.