UMINHO - Centro de Línguas da UMinho assinala dez anos

UMINHO -
Centro de Línguas da UMinho assinala dez anos

O BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho comemora o seu 10º aniversário esta quinta-feira, Dia Europeu das Línguas, com um momento solene, actividades lúdico-pedagógicas e um concurso com prémios. A iniciativa decorre das 9h15 às 12h45, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, tendo entrada livre.

A sessão de abertura conta com o director do BabeliUM, Bernhard Sylla, e o coordenador dos cursos de línguas estrangeiras do BabeliUM, Jaime Becerra Costa. A partir das 9h45 desafiam-se 200 alunos dos agrupamentos escolares de Camilo Castelo Branco (Famalicão), D. Maria II (Braga) e Vieira de Araújo (Vieira do Minho) para “mergulhos” nos idiomas de alemão, árabe, italiano e russo. Estas actividades estendem-se às salas 2.27, 2.25 e 1.10 do Complexo Pedagógico I. A sessão final está prevista pelas 12h00, incluindo um concurso lúdico com sorteio de prémios.

PIONEIRA

PUBLICIDADE

A UMinho – afirma a Reitoria – “é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral”. O ILCH tem desde 1987 programas cada vez mais diversificados na área e aprendizagens em diversos formatos. O BabeliUM desenvolve projectos de formação e promoção do multilinguismo e das culturas, além de serviços de tradução, interpretação, legendagem e revisão de textos para a comunidade em geral.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia para celebrar a riqueza e a diversidade linguística e cultural da Europa, sensibilizando as pessoas, empresas e instituições para a aprendizagem das línguas como competências cada vez mais necessárias à mobilidade, à empregabilidade e ao desenvolvimento pessoal dos cidadãos, bem como ao aprofundamento das democracias e do diálogo intercultural.