TERRAS DE BOURO -
Centro de rastreio ao Covid-19 já está a funcionar em Terras de Bouro

A unidade móvel para fazer testes à Covid-19 em Terras de Bouro já está em funcionamento, junto ao centro de saúde na sede do concelho. Esta estrutura tem duas funcionalidades: fazer os testes das pessoas enviadas pelo próprio ACES e verificar  algum caso específico que possa surgir. O Centro de Rastreio COVID 19 – Terras de Bouro funcionará às sextas-feiras, das 15h às 19h. As colheitas realizam-se na modalidade de Drive Thru, permitindo testar todas as pessoas sem que estas tenham necessidade de sair da sua viatura.

Em nota enviada pelo município, o ACES Gerês Cabreira explica que «a criação deste Centro de Rastreio permite aos pacientes suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com prescrição médica e marcação prévia, realizar o exame e obter resultados, reduzindo, de forma significativa, o tempo de espera e as necessidades de deslocação da população».

«Esta valência resultou do esforço dos cinco concelhos que compõem o ACES (Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde) e do próprio ACES», pode ler-se na nota enviada.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Terras de Bouro informa, ainda, que serão realizados, em parceria com a ACES Gerês Cabreira e ARS Norte, testes de despistagem da Covid-19 para todos os utentes e colaboradores dos Centros Sociais, estando a ser agendados, junto das IPSS’s do Concelho, a realização de testes de rastreio aos utentes que estão a aguardar diagnóstico e a todos os utentes e funcionários dos lares de idosos e do apoio ao domicílio.

De igual modo, serão assegurados os testes aos utentes com sintomatologia devidamente submetidos a uma avaliação médica. A marcação dos testes será agendada entre os interlocutores de cada instituição social e os técnicos do Centro de Saúde de Terras de Bouro, de forma a priorizar cada situação.