O Centro de Solidariedade Social de Valdosende, em Terras de Bouro, promoveu uma sessão onde foram abordadas as narrativas no feminino de uma geografia identitária, subordinadas ao tema “Valdosende: O papel das mulheres num processo de conflito e mudança”.
Esta foi uma iniciativa integrada no ciclo de conferências “Estórias do Minho”, promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.
O evento teve como temática “O papel das mulheres num processo de conflito e mudança em Valdosende”, cuja principal oradora foi a professora associada do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Helena Vilaça.
Seguiu-se uma mesa redonda com o professor Faculdade de Ciências Sociais de Braga, da Universidade Católica, José Carlos Lopes de Miranda e também com o professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica e Pró-Reitor, João Manuel Duque, acção moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, da Universidade do Minho.
O evento encerrou com a actuação do Grupo de Música Popular “O Trevo Alegre”.