AMARES

AMARES -
Centro interpretativo para valorizar legado de António Variações na terra onde nasceu

A Junta de Freguesia de Fiscal, em Amares, pretende avançar com a criação de um centro interpretativo dedicado a António Variações, reabilitando para isso a escola primária que o cantor frequentou.

Ao que “O Amarense” apurou, a autarquia já submeteu em Outubro uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Regional 2020, através da ATAHCA, para obter financiamento comunitário para a execução da obra.

O projecto visa a requalificação e transformação da antiga escola, permitindo a construção de um centro interpretativo que valorize a memória do cantor e se assuma como um ponto de atracção cultural e turística.

Além da implementação de vários meios digitais, prevê a construção de dois espaços cenográficos tendo por base a vida e obra de António Variações, um alusivo a uma barbearia e outro a um palco, dando aos visitantes a possibilidade de vestir a pele do artista.

Haverá ainda um local de exposição física de vários artigos, nomeadamente peças de vestuário que Variações criou e usou durante o seu percurso, assim como outros adereços que se tornaram icónicos.

Construída no Estado Novo, a escola primária é propriedade da Junta de Freguesia e situa-se na avenida com o nome do cantor, ao longo da Estrada Nacional 205-3, encontrando-se desactivada há vários anos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS