Cerca de 30 jovens participaram na Academia Juvenil de Outono (Autumn Youth Academy) que decorreu em Guimarães, com o objectivo de promover o protagonismo juvenil no concelho de Guimarães, anunciou esta terça-feira a autarquia.
Organizado pelo município, em parceria com a Casa da Juventude de Guimarães, no âmbito do Programa Municipal E.Jovem, a Academia, que começou em Guimarães e terminou em Braga, teve como tema de discussão e reflexão os ‘Objectivos da Juventude da União Europeia’.
A Autumn Youth Academy incluiu visitas culturais em Guimarães e Braga, participação na edição 2024 da Feira de Jogos Intercultural em Famalicão, momentos artísticos e laboratórios de projecto.
Nelson Felgueiras, vereador da Juventude da Câmara de Guimarães, defendeu a actividade como uma “demonstração da aposta do município de Guimarães na capacitação dos jovens para que estes possam ser agentes da mudança no seu território”.
Dirigindo-se aos participantes, Nelson Felgueiras pediu que “aproveitassem todas as oportunidades que o município lhes disponibiliza” e não deixassem de dar o seu contributo cidadão, “envolvendo-se activamente em todo o tipo de iniciativas que promovam a participação juvenil”.
Esta actividade está integrada no segundo eixo do Programa E. Jovem, o E.Jovem Mobilidade e Voluntariado, que pretende proporcionar aos jovens do concelho vimaranense oportunidades de mobilidade nacional e internacional. Algumas destas actividades são apoiadas pelo Programa Erasmus + em parceria com organizações de juventude nacionais e internacionais.
Ao todo pretendem mobilizar-se mais de 120 jovens em actividades de mobilidade entre 2024 e 2025.