Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
CULTURA

CULTURA -
Cerca de 400 alunos de Braga apresentam espetáculos inéditos de dança, teatro e música no Espaço Vita

Perto de 400 alunos de 12 escolas do concelho de Braga vão subir ao palco do Espaço Vita, entre 29 de Abril e 6 de Maio, para mais uma Mostra Escolar de Artes Performativas. São oito dias de “Mapear”, com a apresentação de trabalhos artísticos inéditos nas áreas da dança, música, teatro, teatro musical, canto e cruzamentos disciplinares.

Ao incorporar as artes performativas no ambiente escolar, é possível fortalecer os laços entre cultura e educação, fomentando a capacidade de criar, pensar de forma crítica e interpretar de maneira mais profunda. O projecto MAPEAR exemplifica esse propósito, ao promover a aquisição dessas competências e ao evidenciar os frutos do trabalho empreendido pelas escolas. Isso, por sua vez, contribui para o enriquecimento artístico e pessoal dos alunos.

O projecto abre uma janela de oportunidade para que os alunos usufruam de um palco em espaço convencional, proporcionando-lhes uma visão completa do processo de produção inerente à concepção de um espectáculo. O contacto directo com o público, em particular, concede uma dimensão enriquecedora a essa experiência, tornando-a ainda mais memorável e transformadora.

Em 2024, a liberdade serve de inspiração, um desafio lançado às escolas do concelho de Braga que sobem a palco com propostas que procuram proporcionar uma viagem por diferentes autores e temas.

Os ensaios e toda a preparação dos espectáculos duram há já alguns meses e o momento de pisar o palco é muito ansiado por todos.

O Agrupamento de Escolas de Trigal Santa Maria abre a Mapear 2024 com o espectáculo de dança “p(ART)age”, no dia 29 de Abril, pelas 11h30. No mesmo dia, às 16h00, é a vez do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda apresentar o espectáculo musical “O sonho de um adolescente”.

No dia 30 de Abril, a Mapear apresenta duas peças de teatro. Pelas 11h30, sobe ao palco o Agrupamento de Escolas de Real com a peça “Em nome da liberdade”. Pelas 16h00, é a vez do Agrupamento de Escolas André Soares apresentar “O dia da Liberdade” e um “excerto de “O Colar” de Sophia de Mello Breyner.

No feriado de 1 de Maio, cabe ao Colégio Ludo Internacional de Braga apresentar, pelas 21h00, “Grease, The Musical”. “Os Deuses também dormem” é o auto que será apresentado no dia 2 de Maio, pelas 11h30, pelo agrupamento de escolas dr. Francisco Sanches. Pelas 21h00, o agrupamento de escolas Alberto Sampaio apresenta “A Noite”, um espectáculo que cruz diferentes disciplinas artísticas.

“A Magia do Luar de Abril” é a peça apresentada pelo agrupamento de escolas de Celeirós no dia 3 de Maio, pelas 11h30. Pelas 21h00, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga apresenta a ópera de Christoph Gluck “Orphée et Eurydice”.

A 4 de Maio, a dança sobe ao palco com “Tons” pelo Agrupamento de Escolas de Maximinos.

A encerrar o Mapear 2024, no dia 6 de Maio, estarão os agrupamentos de escolas Carlos Amarante e Dona Maria II com os espectáculos de teatro “Aqui, onde a terra acaba e o mar começa” pelas 11h30 e “Liberdade”, pelas 16h00.

Serão dias repletos de talento, criatividade, arte e cultura. Os bilhetes têm um custo de 2 euros, e a receita de bilheteira será revertida integralmente a favor das escolas. Os bilhetes podem ser adquiridos na ticketline ou na bilheteira do Espaço Vita. Mais informações em [email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS