ECONOMIA

ECONOMIA -
CIAB e congénere galega celebram protocolo para defesa de consumidores dos dois lados da fronteira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma delegação do CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo de Braga reuniu esta semana, em Santiago de Compostela, com o Instituto Galego do Consumo e da Competência (IGC), tendo em vista o fortalecimento da cooperação entre as duas instituições e o reforço dos direitos dos consumidores em ambas as regiões.

Em nota à imprensa, o CIAB adianta, esta quinta-feira, que do encontro saiu um protocolo de cooperação conjunta que passa pela informação e divulgação das duas entidades e dos direitos dos consumidores, a elaboração de um flyer conjunto dirigido aos consumidores que se desloquem da área territorial abrangida pelo CIAB à Galiza e vice-versa, a realização de uma conferência de imprensa aquando da retribuição da visita por parte do IGC e a celebração de um protocolo de cooperação entre as duas entidades nessa altura.

“É extremamente importante aumentar a cooperação entre as duas estruturas atendendo ao grau de interpenetração hoje existente entre as duas regiões”, afirmou Mário Constantino, presidente do CIAB e da Câmara de Barcelos enquanto

Já António Barroso, vice-presidente e representante de Braga, sublinhou que a celebração do protocolo “ajudará a reforçar a confiança dos consumidores da Galiza quando se deslocam e compram no nosso país e vice-versa”.

O protocolo permite facilitar a resolução de conflitos de consumo transfronteiriços. Por exemplo, quando um consumidor quiser reclamar relativamente ao preço que o hotel lhe cobrou, superior ao valor acordado aquando da reserva, seja na Galiza ou na região abrangida pelo CIAB, as duas entidades irão permitir a resolução do problema. O mesmo acontecerá se surgir um conflito de consumo na sequência de uma compra de um bem de consumo feita por um minhoto na Galiza ou o contrário.

A delegação portuguesa, que além de Mário Constantino e de António Barroso, incluía o director-executivo, Fernando Viana, foi recebida por Manuel Heredia Pérez, director-geral do Comércio e Consumo do Governo da Galiza), Sol Vázquez Abeal, gerente do IGC) e José Maria Pita, director de serviços.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS