Cerca de 150 pessoas que integram o projecto ‘Ciclo do Conhecimento’ promovido pela Câmara de Braga, usufruíram esta segunda-feira de uma tarde diferente no Museu D. Diogo de Sousa, onde o espírito natalício imperou numa reunião de gerações, naquela que foi a primeira festa de Natal dirigida ao público sénior.
O projecto ‘Ciclo do Conhecimento’, pretende promover o combate ao isolamento social, a partir da criação de actividades baseadas na partilha de experiências, vivências e conhecimento.
O objectivo destes momentos lúdicos associados a quadras especiais é, por um lado, diminuir os sentimentos de solidão cada vez mais presentes no processo de envelhecimento e, por outro, fomentar o contacto intergeracional, através da partilha e convívio entre diferentes faixas etárias. Exemplo disso foi a participação dos alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e do Conservatório Bomfim.
“O programa sénior ‘Ciclo do Conhecimento’ surge com um desígnio bem vincado e que visa melhorar a qualidade de vida dos seniores bracarenses e da sua formação ao longo da vida”, afirma a autarquia, referindo que “é uma resposta social que se propõe criar e dinamizar regularmente actividades culturais, educacionais e de convívio num contexto de formação ao longo da vida, em regime não-formal”.