REGIÃO – CIM Cávado assina protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

REGIÃO –
CIM Cávado assina protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Os seis municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado assinaram um protocolo da nova geração de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Trata-se de um protocolo previsto na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação, tendo como objectivo reforçar o compromisso mútuo, estabelecendo linhas orientadoras seguras no percurso dos municípios, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação –Portugal Mais Igual (ENIND).

PUBLICIDADE

Segundo Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado, cada um dos municípios tem vindo a desenvolver varias iniciativas nesta esfera e, mais recentemente, estas matérias têm sido trabalhadas no âmbito da comunidade intermunicipal.

“Vemos com bons olhos esta colaboração com a CIG e o trabalho desenvolvido nesta área. Da nossa parte temos total disponibilidade e empenho para seguir estes princípios”, referiu.

O protocolo prevê contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, não discriminação e não-violência, junto das populações.

Alinhado com a visão abrangente e multissectorial da Estratégia Nacional Portugal Mais Igual, a nova geração de protocolos prevê intervenção em três grandes áreas: promoção da igualdade entre mulheres e homens e destaca-se, pela primeira vez a prevenção e combate todas as formas de violência contra as mulheres e violência doméstica, incluindo a violência no namoro e as práticas tradicionais nefastas como a mutilação genital feminina e os casamentos infantis, precoces e forçados e a prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.