A estação de televisão CNN elegeu Guimarães como uma das oito pequenas cidades mais bonitas para visitar na Europa. Entre estas localidades pitorescas estão, por exemplo, Giethoorn, a Veneza dos Países Baixos, ou Mostar, um dos destinos mais populares dos Balcãs.
O canal norte-americano considera a Cidade Berço “crucial” para a história de Portugal, dado ter sido a primeira capital do país. A CNN destaca o centro medieval da cidade, que permanece “intacto, com conventos, palácios antigos e um castelo em ruínas”.
Os visitantes são também convidados a experimentar o doce local, a torta de Guimarães, em vez de comer o tradicional pastel de nata.
Esta cidade era bastante procurada por turistas estrangeiros, especialmente espanhóis, antes de pandemia, tendo atingido um pico de 76% na taxa de ocupação da hotelaria entre os meses de Junho e Agosto de 2018 e 2019, segundo um relatório do Turismo de Guimarães.
O corrente ano foi de recuperação do choque de 2020, com uma subida de 21% na taxa de ocupação face ao ano anterior. Apesar disso, todos os indicadores continuam abaixo dos níveis pré-pandemia.
LISTA COMPLETA:
Guimarães, Portugal;
Giethoorn, Países Baixos;
Roscoff, França;
Anghiari, Itália;
Nafplio, Grécia;
Mostar, Bósnia e Herzegovina;
Mazara del Vallo, Itália;
Clovelly, Reino Unido;
Dinkelsbuhl, Alemanha;
Korcula, Croácia;
Kenmare, Irlanda;
Piran, Eslovénia;
Reine, Noruega;
Regencos, Espanha;
Tarnow, Polónia.