Os preços dos combustíveis quase não vão registar mexidas na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá descer meio cêntimo e a gasolina não deve ter qualquer alteração, de acordo com fontes do sector.
Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,591 euros por litro de gasóleo simples e 1,718 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
A 01 de Janeiro entra em vigor uma nova taxa de carbono, que desce para 67,395 euros/tonelada de CO2, face aos 81 euros agora em vigor, mas as taxas de ISP são agravadas para 481,26 euros por mil litros de gasolina e de 337,21 euros no caso do gasóleo.
Isso não se traduz em qualquer alteração da fiscalidade suportada pelos contribuintes. Uma neutralidade que foi confirmada ao ECO por fonte do mercado.
Esta semana, o gasóleo subiu 1,3 cêntimos e a gasolina meio cêntimo, um desempenho que foi ao encontro das expetativas do mercado.