BRAGA -
Comissão Europeia destaca «qualidade de vida» na Cidade de Braga

De acordo com um estudo realizado pela Comissão Europeia sobre a qualidade de vida nas cidades europeias, Braga está entre as melhores para se viver. O estudo mostra que «97% das pessoas que residem no Concelho consideram Braga um bom local para se viver e 56% afirmou que a qualidade de vida aumentou nos últimos cinco anos», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Braga.

Das 83 cidades da União Europeia, EFTA, Reino Unido, Balcãs Ocidentais e Turquia estudadas, o sentimento de satisfação médio está entre os «87% e os 91%». A avaliação do relatório foi efectuada tendo como base a realização de «58,100 entrevistas e a análise de 22 critérios que têm como foco a qualidade de vida e a satisfação com diversos aspectos da vida urbana, como empregos, segurança, transporte público cuidados de saúde, acesso à habitação e poluição».

Braga integrou o grupo das 17 cidades estudadas abaixo dos 250 mil habitantes. Relativamente à segurança, «85% dos inquiridos afirmaram sentir-se seguros a caminhar à noite sozinhos». Braga é também considerado por «94% como uma cidade amiga dos idosos, por 95% como uma boa cidade no acolhimento dos imigrantes e por mais de 83% como uma cidade onde não existe descriminação com base na orientação sexual».

PUBLICIDADE

Para jovens casais com filhos, «98% considerou que Braga dispõe de boas condições para os mesmos e 78% dos entrevistados mostraram-se satisfeitos com os equipamentos culturais da cidade».

O estudo pode ser consultado aqui: https://ec.europa.eu/regional_policy/sources/docgener/work/qol2020/quality_life_european_cities_en.pdf?fbclid=IwAR0ZPauT1aDtql794rX184FqBZzVFXA_qMpNxk372AryIYQvYcLn8Qgv-FM