A Comissão Europeia quer avançar com diversas medidas de segurança rodoviária. Entre estas, incluem-se inspeções periódicas obrigatórias adaptadas às características dos carros elétricos, bem como certificados digitais de registo e inspeção.
Estas novas regras pretendem a adaptação das inspeções obrigatórias aos sistemas específicos dos veículos elétricos, como sistemas avançados de assistência ao condutor; inspeções anuais para automóveis e furgonetas mais antigos e métodos avançados para detetar veículos com emissões elevadas, para reduzir a poluição.
A par disso, a Comissão sugere a introdução de certificados digitais de registo de veículos e de inspeção periódica, visando a simplificação da partilha de dados entre países e a proteção dos cidadãos nas atividades fraudulentas.
O pacote de regras também inclui que as inspeções técnicas periódicas serão facilitadas para as pessoas que residem temporariamente noutro país da UE.
Assim, entre 2026 e 2050, estas propostas deverão salvar cerca de 7.000 vidas, evitando 65 000 feridos graves.
Assim, a Comissão quer rever a inspeção técnica periódica dos veículos, os documentos de matrícula dos veículos e inspeção na estrada dos veículos comerciais.
As propostas vão, agora, ser analisadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE.