Em função das condições atmosféricas adversas que se fazem sentir por todo o país, a Comissão Municipal de Protecção Civil de Terras de Bouro reuniu, na passada terça-feira, para efectuar a declaração da situação de contingência.
Para além disso, a mesma serviu para analisar as medidas adoptadas perante o actual cenário e quais os meios e recursos implantados no território.
Dessa forma, foi activado o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Terras de Bouro (PMEPCTB) e foram estipuladas algumas situações restritivas.
Destas destacam-se a proibição de circulação no acesso à Cascata do Arado e na Mata de Albergaria. A circulação desde a Cachoeira até à central da EDP também foi proibida, bem como a circulação em todos os caminhos florestais na zona do Beira.
Nesta sessão de trabalhos foram também comunicados os reforços do dispositivo por parte da ANEPC, com 26 elementos do Gerês no dispositivo conjunto de defesa da floresta contra incêndios no Parque Nacional da Peneda Gerês.
O reforço por parte de elementos de vigilância e fiscalização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), bem como o reforço de fiscalização e vigilância da GNR e ainda o acompanhamento constante do Serviço Municipal de Protecção Civil foram igualmente comunicados nesta reunião.