A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM) vai receber novamente o programa “No Poupar Está o Ganho”.
Numa parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, este projecto vai ser composto por 59 turmas, com o objectivo de «promover a literacia financeira em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e a importância do dinheiro».
O projecto tem a duração de um ano lectivo e inclui várias actividades que procuram capacitar crianças e jovens a assumirem comportamentos financeiros responsáveis. Com a 12ª edição da iniciativa, o CIM acredita que esta acção vai gerar um «impacto positivo que irá manifestar-se ao longo da vida dos participantes».
Em 11 anos, esta acção chegou a 40 mil crianças e envolveu 40 municípios. Num estudo desenvolvido pela Católica Porto Business School, e divulgado pelo Centro Português de Fundações, é indicado que «mais de 60% dos alunos que participaram melhoraram as suas competências de literacia financeira».
O programa vai ainda ao encontro dos objectivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência.