O pavilhão com que o PCP de Braga participa na Festa do Avante! tem como tema ‘O Direito à Habitação’, dando “expressão às crescentes dificuldades de acesso a uma habitação digna”, anunciou a organização regional dos comunistas
Para o pavilhão bracarense estão previstos dois debates: um em solidariedade com o povo brasileiro, que conta com a participação de partidos e movimentos revolucionários e progressistas do Brasil, e outro com o tema ‘Especulação Imobiliária vs Direito à Habitação – a situação concreta da região de Braga’, que aborda as dificuldades no acesso à habitação, “um dos maiores problemas do momento actual”.
Como sempre, no espaço regional marca presença o vinho verde das adegas, a gastronomia, dos petiscos, o Bacalhau à Braga, e o artesanato, feito pelas mãos de homens e mulheres do Minho que são referência nacional, com pequenas peças e recordações da Festa, até às peças de referência e emblemáticas do artesanato minhoto, com destaque para a olaria de Barcelos.
A edição deste ano – a 46.ª, que se realiza entre 2 e 4 de Setembro, apresenta uma mostra muito diversificada de artistas, de variados estilos e proveniências. Destaque para a presença de conjuntos oriundos de Braga como os Mão Morta, Orquestra Filarmónica de Braga e Canto D´Aqui.
Este ano, no plano central, merecem destaque, numa grande exposição, o tema ‘Crianças e Pais com Direitos, um Portugal com Futuro’.
O centenário do nascimento de José Saramago, tem uma forte presença na Festa!, que assinala também os 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira.
O PCP de Braga refere que ainda é possível adquirir a EP – Entrada Permanente, e garantir lugar nas excursões organizadas pelo partido, com saída de vários concelhos do distrito, inscrições e informações no Centro de Trabalho do PCP mais próximo, ou através de [email protected]