BRAGA -
Concurso “Jovens Criadores 2020” terá votação online 

Decorreu este Sábado, 10 de Outubro, mais uma edição dos “Jovens Criadores”, com um desfile realizado no hotel Vila Galé Collection. Este concurso é organizado pelo Município de Braga com o objectivo de «incentivar o espírito criativo e inovador dos jovens talentos na área da moda, nomeadamente no vestuário». Este ano, os vencedores serão encontrados através de votação online.

O desfile, que teve como tema “Bracara Augusta” e que contou com a participação de nove jovens estilistas, decorreu em moldes distintos dos anos anteriores devido à pandemia da COVID-19. Assim, os jovens criadores apresentaram as suas propostas num evento restrito aos elementos do júri constituído por Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Elsa Barreto, estilista e madrinha do evento, pelo estilista Pedro Neto e pelo empresário Manuel Serrão.

VOTAÇÃO

PUBLICIDADE

Os vencedores do concurso serão encontrados através de uma votação online que irá decorrer através dos canais digitais do Município de Braga. O público poderá assistir aos vídeos com as propostas de cada um dos jovens criadores e, no final, votar no seu preferido. À votação do público será somada a votação do júri do concurso realizada este Sábado, no final do desfile.

Apesar dos constrangimentos que a pandemia trouxe à realização do concurso, Sameiro Araújo mostrou-se satisfeita com a iniciativa, que «continua a cativar muitos jovens designers, não apenas do Concelho, mas de todo o distrito». 

«Esta é uma edição necessariamente diferente, mas estes jovens estão de parabéns por todo o trabalho que realizaram ao longo dos últimos meses na preparação das suas criações. Na próxima fase de votação esperamos contar com uma grande participação do público», referiu ainda a vice-presidente da Autarquia no final do desfile deste Sábado.

PRÉMIOS E INSCRITOS

De referir que o vencedor recebe um prémio de 1500 euros. O segundo classificado recebe um prémio de 1000 euros, enquanto ao terceiro é atribuído um prémio de 500 euros.

Esta quarta edição do concurso registou um grande número de inscritos, tendo sido apurados dez finalistas com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Uma das novidades deste ano foi o alargamento do concurso aos jovens residentes no distrito de Braga.