REGIÃO

REGIÃO -
Conferência debate medidas para alcançar o Desenvolvimento Sustentável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Decorreu esta quinta-feira a conferência sobre o Futuro da Europa, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos membros do painel e defendeu a proximidade e a participação cívica como elementos chaves para se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Para o autarca bracarense, é esta a melhor forma para corresponder aos desafios impostos pelas alterações climáticas.

“Florestar Braga”, “A minha Escola é Eficiente” e a mobilidade do “School Bus”, foram alguns dos exemplos que o presidente do município apontou no momento de referir as iniciativas desenvolvidas a nível local com vista a estimular a democracia a nível urbano. Ricardo Rio mencionou que é preciso «uma mobilização colectiva para alcançar os objectivos», explicando que Braga tem desenvolvido projectos nesse sentido, com a participação de jovens, instituições e escolas.

Questionado sobre quais os aspectos que levam os cidadãos a sentirem-se integrados nas políticas adoptadas pelas autoridades locais, Ricardo Rio considerou que essa participação deve ser estimulada, colocando todas as ferramentas ao alcance de todos. Acrescentou ainda que com criação do Orçamento Participativo e com o desenvolvimento de várias iniciativas, a sua equipa conseguiu chegar ao cidadão.

Para o futuro, o autarca apontou a sustentabilidade do modelo de governação como um dos principais desafios, realçando que essa governação terá de ser um «contrato de confiança assinado entre as autoridades e os cidadãos».

Além de Ricardo Rio, o painel contou com a participação de Antje Grotheer, vice-presidente do Parlamento de Bremen, na Alemanha, Pehr Granfalk, membro do Conselho Municipal de Solna, na Suécia, e Juhana Vartiainen, presidente da Câmara de Helsínquia, capital da Finlândia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS