SAÚDE –
Covid-19. Cinco autarcas do Cávado e Ave pedem criação de centro de triagem

Os cinco presidentes da Câmara da área do Cávado e Ave (Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso) pediram à ARS-Norte a disponibilização de um centro de triagem do Covid-19, soube “O Vilaverdense”.

O autarca vilaverdense, António Vilela, adiantou que o pedido, subscrito por todos os autarcas, foi enviado na semana passada àquele organismo nortenho de saúde, mas, até agora, ainda não teve resposta positiva.

PUBLICIDADE

«Um centro, como o que foi criado em Braga, permitiria prestar um melhor, e mais rápido, serviço de saúde, fazendo testes aos cidadãos que apresentem sintomas que coincidam com os que se manifestam com a doença», explicou.

O autarca garante que os cinco Municípios «estão dispostos a ajudar na sua implementação, tal como têm feito, noutras matérias, na presente crise sanitária».

Em Braga, começou a funcionar um Centro de Rastreio para despistagem do Covid-19 no parque de estacionamento do Altice Forum Braga, destinando-se preferencialmente a cidadãos suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O objectivo é testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança.