SAÚDE -
Covid-19. Hospital de Braga triplica capacidade de testagem e aumenta camas

O Hospital de Braga reforçou a sua capacidade diária de realização de testes de despiste do covid-19, passando de 300 para mil, e aumentou o número de camas da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, foi anunciado esta quinta-feira.

Em resposta escrita a questões colocadas pela Lusa sobre as medidas delineadas para combater a covid-19 nos próximos meses, o Hospital de Braga especifica que a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente tem actualmente 32 camas, com possibilidade de aumentar até às 45.

Paralelamente, o hospital conta com 120 camas reservadas para o tratamento de doentes com covid-19, que se traduz em quatro alas de internamento exclusivas, “com possibilidade de activação de mais alas e camas, caso a necessidade assim o justifique”.

PUBLICIDADE

PLANO DE OUTONO/INVERNO DO HOSPITAL

O aumento da capacidade do Serviço de Urgência, nomeadamente com a criação de um espaço dedicado a doentes respiratórios, e o reforço de profissionais nas equipas dedicadas ao tratamento de doentes com covid-19 são outras das medidas do módulo Outono/Inverno do Plano de Contingência do covid-19 do hospital.

O plano contempla ainda o reajustamento de circuitos específicos e exclusivos para os doentes covid e a manutenção e promoção das medidas de protecção e segurança nas entradas do edifício hospitalar, como higienização das mãos, distribuição de máscara cirúrgica, medição de temperatura corporal e sensibilização para o distanciamento social.

Em curso está também a sensibilização da comunidade para evitar “visitas desnecessárias” ao hospital e um “trabalho contínuo” com as diferentes forças e instituições locais no sentido de definir estratégias a curto e médio prazo que permitam ajustar a resposta hospitalar à evolução da pandemia.

“É ainda objectivo máximo deste hospital continuar a responder adequadamente às necessidades da população, nomeadamente no tratamento de outras patologias e na manutenção dos níveis da actividade programada, que, após a suspensão em Março e Abril, devido à pandemia, foi retomada em Maio”, sublinha a nota enviada à Lusa.

Diz ainda que a implementação do plano agora anunciado será feita em simultâneo com o habitual Plano de Contingência de saúde sazonal, que é colocado em prática nesta época do ano.

Desde o início da pandemia, o Hospital de Braga já realizou 36.600 testes de despiste, tendo registado 949 resultados positivos e 294 utentes internados.

Esta quinta-feira, estão internados 14 utentes com covid-19, 12 em enfermaria e dois na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.