Um mês após a criação de uma Linha de Apoio Psicológico gratuito para ajudar as pessoas a cuidar da sua saúde mental durante a pandemia da covid-19, a clínica Oldcare regista um “balanço positivo” da actividade deste serviço.
“A maior parte das chamadas vem de pessoas com doenças mentais pré-existentes e que precisam de apoio médico. Também foram registados muitos telefonemas feitos por pessoas que estão com crise de ansiedade devido ao isolamento social e contactos feitos por pessoas que estão a viver momentos emocionalmente difíceis devido à perda de familiares próximos com covid-19”, explica Susana Dias, directora da clínica, que recebe, em média, pelo menos uma chamada diária.
A Linha foi criada para ajudar às pessoas a lidar com os medos em relação à COVID-19: “Sabemos que o isolamento social, a abrupta suspensão de rotinas e mudança de hábitos e a insegurança em relação ao futuro são aspectos que contribuem para aumentar a ansiedade e o stress”, explica.
A gestora salienta que, “algumas das chamadas telefónicas vieram de outros pontos do país e, inclusive, do estrangeiro. Todos os casos são orientados e encaminhados. Para tal, a Oldcare – que é um dos projectos da Geração Made IN, programa de apoio à economia promovido pela autarquia local – actua em articulação com duas instituições de Famalicão, fazendo o reencaminhamento de algumas situações.
Além de chamadas com cariz de apoio psicológico, por vezes, surgem situações que se referem a outros tipos de necessidades. Neste sentido, a Oldcare agradece à Refood e à Humanitave, instituições que têm apoiado na resolução dessas situações.