TERRAS DE BOURO -
CPCJ de Terras de Bouro promove projecto “Sensibilizar, Crescer e Atuar IX”

Pelo 9º ano consecutivo, a CPCJ de Terras de Bouro encontra-se a desenvolver, junto de todos os ATL do Concelho, o Projecto “Sensibilizar, Crescer e Atuar”. «Face ao actual cenário mundial, e na tentativa de responder aos novos desafios de actuação colocados pela Pandemia provocada pela Covid-19», a equipa da CPCJ alterou a sua forma de intervenção, adaptando as suas estratégias e práticas à nova realidade, cumprindo na íntegra as orientações emanadas pela DGS na orientação 032/2020 alusiva às Medidas de Prevenção e Controlo em Centros de Atividades de Tempos Livres.

PLANO DE ACTIVIDADES

O plano de actividades proposto, a desenvolver pelos monitores, inclui várias actividades, desde culinária, experiências alusivas à Ciência Divertida, prevenção rodoviária, sensibilização sobre a importância da protecção civil, literacia financeira, ideias para reciclagem, jogos didáticos e visitas virtuais a museus. No que diz respeito às sessões presenciais realizadas pela técnicas, estão previstas 4 actividades, alusivas às seguintes temáticas: O que é a CPCJ?, Bullying, Cyberbullying e Internet Segura e Conhece os teus direitos! 

PUBLICIDADE

«Pretendemos, com as propostas, que sejam trabalhadas diferentes áreas de cidadania, capacitando as nossas crianças como sujeitos plenos de direito», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Terras de Bouro.

O objectivo da realização destas atividades passa «por dotar as crianças de conhecimentos sobre o funcionamento da CPCJ, desmistificando algumas ideias erradas criadas junto da comunidade. Importa que a comunidade, no seu todo, compreenda que o papel da CPCJ é garantir que todos os direitos das crianças são salvaguardados. Incutir nas crianças estes conhecimentos é também facilitar o conhecimento que fazem chegar aos seus pais e familiares», acrescentam.