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EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -
Crescimento ‘acelerado’ do concelho obriga Braga a fazer ‘forte aposta’ em escolas e recursos humanos

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considerou que o crescimento a “ritmo acelerado” do concelho na última década e a “forte concentração” de população jovem e com filhos, “levanta desafios ao nível da área educativa aos quais o município tem dado uma resposta muito positiva”.

Acompanhado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, o autarca bracarense falava na cerimónia de abertura do ano lectivo 2024/2025, que decorreu, esta sexta-feira, no Espaço Vita.

A sessão contou com a participação da vereadora da educação, Carla Sepúlveda, dos assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores em funções nos estabelecimentos de ensino do concelho, assim como os agrupamentos de escolas, representantes das associações de pais e das juntas de freguesia.

“Temos concretizado o máximo de investimentos possível na recuperação e requalificação de escolas em todo o concelho. Nas próximas semanas são lançados procedimentos para os trabalhos nas escolas básicas da Quinta da Veiga, Bairro Económico e Ponte Pedrinha. Estamos a falar de intervenções de fundo que têm transfigurado por completo as condições de trabalho para toda a comunidade educativa”, disse.

O autarca salientou que, para além do reforço das condições físicas, o município também tem efectuado uma “forte aposta” em termos de recursos humanos, sendo perto de 1 000 os colaboradores da autarquia nos agrupamentos de escola do território.

“São inúmeros os projectos pedagógicos que o município desenvolve de colaboração com as escolas e envolvimento na vida da comunidade. Temos agora recursos humanos qualificados e rejuvenescidos que garantem estabilidade e até permitem acorrer a necessidades específicas das escolas, como é o caso da dimensão da inclusão, em que dispomos de recursos adicionais para alunos com necessidades especificas”, adiantou, sublinhando que todos estes investimentos são “fundamentais para o sucesso educativo e para garantir a igualdade de oportunidades”.

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