REGIÃO

REGIÃO -
Criado consórcio para valorizar vinho verde do Vale do Lima

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um consórcio constituído, esta segunda-feira, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) com sete entidades, tem como prioridade a valorização do vinho verde, através da partilha de conhecimento científico e tecnológico com os viticultores do Vale do Lima.

Liderado pelo IPCV, o projeto junta várias entidades do setor político, institucional e científico com vista à promoção e valorização da vitivinicultura daquela região.

O protocolo estabelece a criação de um projeto capaz de transferir conhecimento aos vitivinicultores relativamente à identificação das zonas de aptidão vitivinícola, à gestão eficiente e racional dos recursos hídricos, à proteção e manutenção da fertilidade do solo, à adoção de técnicas e métodos de viticultura de precisão e à valorização dos subprodutos da fileira vitivinícola numa ótica de economia circular.

O Politécnico de Viana do Castelo irá atuar em estreita articulação com o NUTRIR-CISAS – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar.

A par do Politécnico de Viana do Castelo, o consórcio conta com um leque de parceiros políticos, institucionais e da área da ciência e da investigação. O protocolo comporta os Municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e a Barcos Wines – Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS