O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) associa-se esta terça-feira, dia 27 de fevereiro, à iniciativa mundial Global Women’s Breakfast, que celebra e debate o papel das mulheres na ciência.
O auditório da ECUM, no campus de Gualtar, Braga, vai acolher às 9h00 as palestras das investigadoras Daniela Correia (Centro de Química) e Jennifer Noro (Grupo 3B’s), respetivamente sobre sensores e atuadores para uma digitalização sustentável e sobre estratégias para melhorar a atividade das enzimas.
Segue-se um pequeno-almoço e, às 10h00, a ligação online à Sociedade Portuguesa de Química para ouvir as cientistas Vânia Calisto, Ana Costa Freitas e Amparo Faustino, participar num quizz interativo, conhecer contributos de professores, ver demonstrações científicas na ausência de laboratório em Angola e, ainda, partilhar um brinde final.
O Global Women’s Breakfast é organizado desde 2019 pela União Internacional de Química Pura e Aplicada e envolve instituições parceiras em todo o mundo. Este ano tem o mote “Catalisando a diversidade na ciência”, visando promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão, criar oportunidades para expandir redes de contacto e inspirar as novas gerações por estas áreas. A iniciativa evoca ainda o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, também celebrado em fevereiro.