Arranca no sábado, 10 de fevereiro, em Padim da Graça, mais uma edição do programa cultural Descentrar, promovido pela Câmara de Braga, com o objetivo de dar a conhecer o território, atraindo o público, através da promoção de espetáculos culturais, com abordagens contemporâneas e novas criações artísticas.
Em Padim da Graça, os visitantes serão desafiados a conhecer o património natural e histórico da freguesia através do trilho pedestre “Entre o Cávado e o Monte São Filipe”. Começando pelas 15h00, no Parque de Merendas do Quintalejo (junto à piscina de Padim da Graça), o jardim de Verão dos monges do Mosteiro de Tibães, a caminhada percorrerá por diversos trilhos e arruamentos rurais do interior da freguesia.
O rio Cávado, com os seus moinhos e pesqueiras, fará companhia numa parte do trajeto, e uma pequena incursão à freguesia vizinha de Mire de Tibães levará os participantes a contemplar todo o vale tendo como miradouro a Capela de São Filipe. A participação no trilho pedestre é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do Eventbrite.
Às 18h00, no Salão Polivalente de Padim da Graça, irá realizar-se o concerto comentado com a soprano Marta Martins e a Orquestra Sinfonietta de Braga. Num programa inteiramente à volta da figura de Johann Sebastian Bach, a orquestra inicia sozinha com a suite orquestral. Esta suite, seguindo o padrão tradicional, inicia com uma grandiosa Overture de estilo francês, seguida pela célebre Air para cordas. Será uma jornada musical única culminando alegre Alleluia, marcando o retorno triunfante do trompete e de toda a formação de cordas.
Ao longo do ano de 2024, o município de Braga prossegue com o seu programa cultural Descentrar, um ciclo envolvente de programação cultural abrangendo dezoito freguesias periurbanas bracarenses.