ECONOMIA -
Desemprego baixou mais de 20% em Terras de Bouro

O último relatório do Norte Conjuntura, divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), revela que no 3º trimestre de 2021 houve uma redução do desemprego nos seis municípios do Cávado, que foi particularmente expressiva em Terras de Bouro (-20,2%), em comparação com período homólogo de 2020.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado refere que houve um reforço das exportações de bens na região Norte de 6,5%, bem como um aumento da população empregada em mais 71,3 mil, sendo que mais de 50% desse aumento são trabalhadores por conta própria.

PUBLICIDADE

Este relatório reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.

Com base nos dados apresentados, foi possível concluir que o território do Cávado foi um dos que apresentaram uma redução significativa do desemprego registado, face a período homólogo de 2020, acima dos dois dígitos e que traduziu a segunda maior redução a nível regional de quase 15%.

Essa redução é transversal aos seis municípios da CIM Cávado, sendo as mais expressivas registadas em Terras de Bouro (-20,2%), Barcelos (-18,7%) e Braga (-15,0%).

«No âmbito da concretização das diversas estratégias de desenvolvimento territorial para o Cávado, o apoio as empresas, bem como a uma melhor qualificação e capacitação dos seus recursos, tem sido um tema com importância pois é gerador de emprego essencial para o seu território», refere a CIM.