REGIÃO

REGIÃO -
«Dia histórico». Ministras Elvira Fortunato e Ana Abrunhosa presentes no lançamento do Ensino Superior em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Esposende viveu este sábado,15 de Abril, um «dia histórico», com a colocação da primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), equipamento que vai nascer à entrada da cidade, junto à rotunda da Senhora da Saúde, «materializando a instalação do Ensino Superior em Esposende».

Esta obra representa um investimento global «na ordem dos 5 milhões de euros», totalmente suportado pela Câmara Municipal de Esposende, que assumiu, além do valor da empreitada, a aquisição dos terrenos e os custos do projecto.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, entre várias outras individualidades, entre as quais o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, António Cunha.

PERCURSO E OFERTA FORMATIVA

O sonho começou a ganhar forma em 2017, quando o Município de Esposende e o IPCA, já com Maria José Fernandes na direcção, assinaram um protocolo de parceria no âmbito da cooperação nas áreas do ensino e da formação avançada, da internacionalização, do empreendedorismo, da inovação, da empregabilidade e do desenvolvimento económico. Neste contexto, desde o ano letivo 2021/2022, são ministrados em Esposende, em instalações disponibilizadas pelo Município, os cursos de Turismo, Natureza e Aventura e, ainda, Artes Culinárias e Inovação Alimentar.

Nas futuras instalações do IPCA, no ano lectivo 2023-2024, serão lecionados 6 cursos (8 turmas) dos domínios da Hotelaria e Turismo e na área da Moldação de plásticos por injeção

SUMMER SCHOOL

Maria José Fernandes frisou que a ligação do IPCA ao concelho de Esposende não se esgota no LISA, estando em perspectiva a criação da Escola de Verão – Summer School, onde serão ministrados cursos de curta duração em língua inglesa, realizados seminários e desenvolvidos projectos de investigação.

A cerimónia encerrou com a atuação da Tuna Académica do IPCA, sendo que a cerimónia de bênção da primeira pedra esteve a cargo do Arcipreste de Esposende, Pedre Delfim Fernandes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS