REGIÃO

REGIÃO -
Dia Nacional do Pescador marca arranque da Agenda Náutica 2024 de Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O primeiro evento da Agenda Náutica 2024 acontece esta quinta-feira, com a realização do ‘II Festival Náutico de Esposende – Rio Cávado 2024’, sob organização do Fórum Esposendense, em parceria com o município de Esposende. Esta primeira iniciativa é marcada pela comemoração do Dia Nacional do Pescador, no domingo.

Neste primeiro dia, além do II Festival Náutico de Esposende, realiza-se, pelas 10h00, a Regata de classe Optimist, em SUP (stand up paddle). Com partida da Barca do Lago, os participantes descem o rio até ao Centro Náutico.

Sexta-feira é o dia do13.º Encontro de Embarcações Tradicionais – Rio Cávado 2024. A recepção às embarcações está agendada para as 19h00, seguindo-se o jantar das tripulações que antecede a visualização de ‘Mar Maior’, documentário sobre pescadores portugueses na pesca do bacalhau.

No sábado, pelas 09h00, decorre a recepção às embarcações e, às 10h00, realiza-se a navegação no estuário do Cávado.

Já às 15h00 decorre o lançamento do livro ‘Marcas e Siglas dos Marinheiros da Guarda’, apresentado por Celso Rodrigues; às 18h00 a palestra ‘A Arte da Construção Naval’, pelo carpinteiro naval José Saraiva de Oliveira e às 20h30 decorre o jantar das tripulações que compreende a degustação da gastronomia Galega, com a presença de Gaiteiros da Galiza.

No dia 2, domingo, repete-se a navegação no estuário do Cávado, entre as 10 e as 13h00, constando o almoço de tripulações de uma cerimónia de entrega de diplomas de participação às associações e clubes participantes no 13.º Encontro de Embarcações Tradicionais de Esposende – Rio Cávado 2024.

Ainda no dia 2, a partir das 09h00, decorre em Gemeses, com organização do clube de canoagem local, uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Esperanças II.

No mesmo dia celebra-se o Dia Nacional do Pescador com uma romagem das embarcações locais à barra, onde homenagearão os pescadores que morreram na faina.

Refira-se que a Agenda Náutica pretende divulgar e promover as várias actividades disponibilizadas por alguns dos parceiros da Estação Náutica de Esposende. Pretende-se que os munícipes e turistas, nacionais e estrangeiros, tenham a oportunidade de ficar a conhecer a oferta náutica do território, experienciando a prática, a preços reduzidos, ou mesmo gratuitas, e que compreendem aulas de canoagem, surf, stand up paddle ou batismos de kitesurf.

A Estação Náutica de Esposende tem como objectivos estratégicos a oferta turística integrada, com base nas potencialidades da economia azul, sendo as actividades náuticas consideradas um produto turístico âncora.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS