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Direção-Geral do Consumidor lança campanha de sensibilização para consumidores idosos

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) desenvolveu uma campanha de informação e sensibilização dedicada aos mais idosos, para  «proteger e capacitar estes consumidores», avança o organismo.

«A população idosa, devido a limitações físicas e cognitivas, dificuldade no acesso à informação e isolamento social, é considerada parte do grupo dos consumidores potencialmente vulneráveis», explica.

Para fazer face ao facto, a DGC organizou a campanha que inclui, além de materiais digitais, a distribuição de calendários de parede com sugestões práticas para exercerem os seus direitos com segurança. São eles:

  • Desconfiar de ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade;
  • Não assinar contratos sem compreender o que está escrito;
  • Nas vendas por telefone o contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias;
  • Nas vendas porta-a-porta o prazo de cancelamento do contrato prolonga-se até 30 dias;
  • Guardar os talões das compras;
  • Recorrer a um centro de arbitragem em caso de conflito de consumo.

A DGC vai organizar, ainda, sessões informativas sobre direitos dos consumidores durante os primeiros meses do ano.

Estas sessões ocorrerão na sede da DGC, em data ainda a definir, e deverão ser estendidas a autarquias que disponham de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor (CIAC).

A DGC «reafirma o seu compromisso em garantir que todos os consumidores, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso à informação necessária para tomar decisões informadas e seguras, pelo que nesta campanha é dada prioridade à proteção e capacitação desta faixa etária», termina.

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