Tomou posse esta tarde, numa cerimónia que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Amares, a nova estrutura de comando da corporação. Domingos Ferreira tomou posse como novo Comandante, Miguel Pereira foi empossado como 2º Comandante e Rita Costeira como Adjunto de Comando.
A sessão teve início no exterior do quartel, com uma formatura dos vários integrantes da corporação, seguindo-se o empossar dos três novos elementos, num momento muito aplaudido pelos presentes.
De seguida tiveram lugar os discursos por parte dos elementos que integraram a Mesa de Honra da cerimónia, os quais, Domingos Ferreira, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Amares; João Januário Barros, Presidente da Assembleia Geral da Associação; Hermenegildo Abreu, Comandante Operacional Distrital de Braga; Joaquim João Pereira, Secretário Técnico da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga; Fernando Vilaça, Provedor da Liga dos Bombeiros Portugueses; José Gonçalves, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Amares; Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Amares.
Na sessão discursaram ainda os outros dois elementos empossado esta tardes, Rita Costeira, Adjunto de Comando e Miguel Pereira, 2º Comandante.
«ESFORÇO QUE IREMOS PRESTAR SERVIRÁ PARA QUE O CONCELHO VIVA DIAS DE PAZ»
Ao longo do seu discurso, o Comandante dos Bombeiros de Amares, Domingos Ferreira, sublinhou que «em 1990, muito jovem, quis o destino que abraçasse a causa “vida por vida”. Longe de mim pensar que um dia iria assumir a responsabilidade maior deste corpo de bombeiros. O tempo passou e o relacionamento com as gentes desta casa levaram a que ultrapassasse caminhos árduos e duros para chegar onde estou a chegar. Não vou falar do passado, pois esse a história irá recordá-lo, interessa-me o presente e o futuro. A partir de hoje as funções e a responsabilidade passam a aumentar. Não me incomoda. O meu corpo de Bombeiros e os dois elementos de comando vão ajudar a que sejamos mais fortes e coesos no desempenho da difícil função a que fomos imbuídos».
«O esforço que iremos prestar servirá para que o concelho viva dias de paz», notou, mais à frente, Domingos Ferreira, concluindo, «serviremos o concelho com a melhor qualidade e desejo a todos que Deus vos guarde».
«DIA MUITO ESPECIAL»
Já Miguel Pereira, empossado esta tarde como 2º Comandante, referiu que «a missão será difícil».
«A história de 112 anos, bem como o legado deixado pelos nossos fundadores e por todos aqueles que por aqui passaram, acarreta um peso enorme e o receio de falhar também existe. No entanto, vejo toda a sua força quando olho em meu redor. Vejo que contamos com um corpo de Bombeiros composto por homens e mulheres com um potencial extraordinário. São eles o garante de que conseguiremos estar à altura», acrescentou.
«CRESCI COM A PALAVRA BOMBEIRO SEMRPE PRESENTE»
Rita Costeira, a nova Adjunto de Comando da Associação, usou também da palavra, onde destacou que «ao longo destes 21 anos foram muitos os momentos que vivi com os meus camaradas, momentos bons e que nos enchem de orgulho e até outros menos bons que nos dão lições para a vida».
«É comum ouvirmos dizer que o quartel é a nossa segunda casa e as gentes que dela fazem parte uma segunda família. A verdade, é que muitos de nós encontram aqui o seu porto de abrigo, os seus melhores amigos. Aqui crescemos e aprendemos uns com os outros, aperfeiçoamos as nossas competências para que cada vez possamos ajudar quem precisa. É este espírito de entreajuda, companheirismo e sacrifício que nos faz ficar e dá forças para continuar», referiu.
Antes de terminar, Rita Costeira afirmou ainda que «o dia de hoje nunca esteve no meu horizonte, mas a verdade é que foi com orgulho que aceitei esta responsabilidade e que aqui estou, disposta para fazer o que estiver ao meu alcance para manter esta nobre associação no patamar de excelência em que se encontra».
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Agosto de 2021.