AMARES

AMARES -
Domingos Ferreira tomou posse como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Amares

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Tomou posse esta tarde, numa cerimónia que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Amares, a nova estrutura de comando da corporação. Domingos Ferreira tomou posse como novo Comandante, Miguel Pereira foi empossado como 2º Comandante e Rita Costeira como Adjunto de Comando.

A sessão teve início no exterior do quartel, com uma formatura dos vários integrantes da corporação, seguindo-se o empossar dos três novos elementos, num momento muito aplaudido pelos presentes.

De seguida tiveram lugar os discursos por parte dos elementos que integraram a Mesa de Honra da cerimónia, os quais, Domingos Ferreira, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Amares; João Januário Barros, Presidente da Assembleia Geral da Associação; Hermenegildo Abreu, Comandante Operacional Distrital de Braga; Joaquim João Pereira, Secretário Técnico da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga; Fernando Vilaça, Provedor da Liga dos Bombeiros Portugueses; José Gonçalves, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Amares; Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Amares.

Na sessão discursaram ainda os outros dois elementos empossado esta tardes, Rita Costeira, Adjunto de Comando e Miguel Pereira, 2º Comandante.

«ESFORÇO QUE IREMOS PRESTAR SERVIRÁ PARA QUE O CONCELHO VIVA DIAS DE PAZ»

Ao longo do seu discurso, o Comandante dos Bombeiros de Amares, Domingos Ferreira, sublinhou que «em 1990, muito jovem, quis o destino que abraçasse a causa “vida por vida”. Longe de mim pensar que um dia iria assumir a responsabilidade maior deste corpo de bombeiros. O tempo passou e o relacionamento com as gentes desta casa levaram a que ultrapassasse caminhos árduos e duros para chegar onde estou a chegar. Não vou falar do passado, pois esse a história irá recordá-lo, interessa-me o presente e o futuro. A partir de hoje as funções e a responsabilidade passam a aumentar. Não me incomoda. O meu corpo de Bombeiros e os dois elementos de comando vão ajudar a que sejamos mais fortes e coesos no desempenho da difícil função a que fomos imbuídos».

«O esforço que iremos prestar servirá para que o concelho viva dias de paz», notou, mais à frente, Domingos Ferreira, concluindo, «serviremos o concelho com a melhor qualidade e desejo a todos que Deus vos guarde».

«DIA MUITO ESPECIAL»

Já Miguel Pereira, empossado esta tarde como 2º Comandante, referiu que «a missão será difícil».

«A história de 112 anos, bem como o legado deixado pelos nossos fundadores e por todos aqueles que por aqui passaram, acarreta um peso enorme e o receio de falhar também existe. No entanto, vejo toda a sua força quando olho em meu redor. Vejo que contamos com um corpo de Bombeiros composto por homens e mulheres com um potencial extraordinário. São eles o garante de que conseguiremos estar à altura», acrescentou.

«CRESCI COM A PALAVRA BOMBEIRO SEMRPE PRESENTE»

Rita Costeira, a nova Adjunto de Comando da Associação, usou também da palavra, onde destacou que «ao longo destes 21 anos foram muitos os momentos que vivi com os meus camaradas, momentos bons e que nos enchem de orgulho e até outros menos bons que nos dão lições para a vida».

«É comum ouvirmos dizer que o quartel é a nossa segunda casa e as gentes que dela fazem parte uma segunda família. A verdade, é que muitos de nós encontram aqui o seu porto de abrigo, os seus melhores amigos. Aqui crescemos e aprendemos uns com os outros, aperfeiçoamos as nossas competências para que cada vez possamos ajudar quem precisa. É este espírito de entreajuda, companheirismo e sacrifício que nos faz ficar e dá forças para continuar», referiu. 

Antes de terminar, Rita Costeira afirmou ainda que «o dia de hoje nunca esteve no meu horizonte, mas a verdade é que foi com orgulho que aceitei esta responsabilidade e que aqui estou, disposta para fazer o que estiver ao meu alcance para manter esta nobre associação no patamar de excelência em que se encontra».

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Agosto de 2021.

 

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS