REGIÃO – Encontro promove caminho Braga-Santiago durante dois dias

REGIÃO –
Encontro promove caminho Braga-Santiago durante dois dias

A Entidade Local de Berán, em Espanha, promove no segundo fim-de-semana de Maio uma conferência para assinalar a passagem dos 12 anos do nascimento do projecto que originou o Caminho da Geira, que liga Braga a Santiago de Compostela na distância de 240 quilómetros.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Associação do Caminho Jacobeu da Geira Minhoto Ribeiro (AGMR), está marcada para os dias 11 e 12 de Maio, e inclui uma conferência sobre o itinerário, uma caminhada num dos troços que o compõem e um espectáculo.

PUBLICIDADE

“O objectivo é divulgar o Caminho da Geira Minhoto Ribeiro, sobretudo o troço Ribadavia-Pazos de Arenteiro, passando por Berán, região onde nasceu o projecto”, explica Abdón Fernández, presidente da AGMR, constituída em 2006 para estudar este itinerário histórico de peregrinação e de comércio.

O primeiro traçado do Caminho da Geira Minhoto Ribeiro (ou dos Arrieiros, como também é conhecido) foi apresentado em Ribadavia e Braga, em Fevereiro e Abril de 2017, respectivamente. Em dois anos, estima-se que tenha sido percorrido por 400 peregrinos e a Catedral de Santiago já está a registar a sua chegada, entregado-lhes a Compostela ou o certificado de conclusão.

Para Abdón Fernández, “é evidente que o Caminho da Geira é uma realidade que não volta atrás”, mas “é importante que todas as organizações se esforcem por trabalhar em conjunto o mais possível”, criando “melhores condições para os peregrinos e para as populações locais, as principais razões da sua existência”.

“A nossa ideia é criar uma cultura do caminho, por isso queremos dar a conhecê-lo às populações locais e sensibilizá-las para a recepção aos peregrinos, para a interacção entre ambos, o que contribuirá também para valorização cultural e social, além da económica”, adianta o presidente da AGMR.

O encontro organizado pela Entidade Local (freguesia) de Berán (Leiró) intitula-se “Berán no caminho”. No sábado, 11, pelas 20 horas, é apresentado o Caminho da Geira Minhoto Ribeiro na sede da freguesia, seguindo-se uma descrição mais detalhada do troço Ribadavia-Pazos de Arenteiro, passando por Berán, e uma análise das suas potencialidades sócio-económicas.

No domingo, 12, o dia começa com a caminhada “Berán no caminho”, pelas 11 horas, entre as termas de Berán e Caldas, com passagem por Carreira e regresso na área de San Roque, pelas 14 horas. O percurso tem seis quilómetros e aconselham-se mantimentos como água, sandes ou empadas. A organização promete uma brinde surpresa para os participantes.

O fim-de-semana de divulgação deste caminho jacobeu, uma iniciativa de participação gratuita, que conta com a colaboração da associação Plan B e da Deputacion Provincial de Ourense, termina com um espectáculo em que os actores interagem com o público, marcado para as 17 horas de domingo.

O objectivo das diferentes organizações que investigam a história, património, traçado e outros recursos necessários à validação deste caminho [ainda não possui albergues, nem está marcado, pelo que deve usar-se GPS] é a oficialização do itinerário até ao Ano Santo Jacobeu de 2021.