PROJECTO INTERNACIONALEscola de Barcelos ganha viagem de 10 mil euros

PROJECTO INTERNACIONAL
Escola de Barcelos ganha viagem de 10 mil euros

A turma do 9ºG da Escola Secundária Alcaides de Faria, do concelho de Barcelos, em Portugal, é a vencedora da iniciativa “Open Minds”, promovida pela Momondo, um website de pesquisa de viagens, em parceria com a CISV International, organização sem fins lucrativos dedicada a educar e inspirar acções a favor da paz. Os 18 alunos recebem um prémio no valor de 10.000€, para utilizar numa viagem com um destino à sua escolha.

De acordo com a Momondo, «o objectivo deste movimento é ajudar os jovens e crianças a terem uma mente aberta e a compreenderem a importância do respeito mútuo e da tolerância». O concurso esteve aberto a escolas de 16 países diferentes, nomeadamente, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Ana Paula Borges, professora de inglês na Escola Secundária Alcaides de Faria, que encorajou a turma a participar, sublinha que «o desafio deste concurso foi muito importante, principalmente para perceber que os estudantes criam ideias pré-concebidas que nem sempre são verdade. Acreditamos que é essencial discutir estes temas em tenras idades, quando ainda podemos transmitir-lhes que não devemos criar ideias e noções sobre os outros povos, mas sim, ter uma mente aberta». As participações foram avaliadas com base em respostas honestas e inspiradoras. Na escolha da escola vencedora, o comité de jurados não ficou indiferente à forte motivação da professora em levar os alunos a descobrir o mundo e, assim, mudar a forma como vêm o mundo e as pessoas.

PUBLICIDADE