CIÊNCIA -
Escola de Medicina da UMinho com oitocentos mil euros de financiamento do Health Research 2020

O Programa Health Research 2020, da Fundação “la Caixa” distinguiu, na sua edição de 2020, dois projectos de investigação da Escola de Medicina da Universidade do Minho num total de oitocentos mil euros.

O projecto de Ana João Rodrigues, “Encoding reward and aversion in the mammalian brain: the overlooked role of endogenous opioids”, cujo objectivo é «perceber como o cérebro codifica o prazer e a aversão», foi financiado com 500 mil euros.

Já a equipa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina da Universidade do Minho, liderada por António Salgado, foi financiado com 300 mil euros no âmbito do projecto “Diamond4Brain – Diamond photonics platforms for synaptic connectivity assessment in healthy and Parkinson disease neuronal models”, coordenado pela investigadora do Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL) Jana Nieder, contando também com a participação do grupo de Ramiro Almeida da Universidade de Aveiro.

PUBLICIDADE

“PROGRAMA HEALTH RESEARCH 2020”

O Programa Health Research 2020 atribuiu um total de 18 milhões de euros a 25 projectos de investigação biomédica. Dos projectos finalistas, 21 foram seleccionados na convocatória HR20, 3 foram seleccionados em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e 1 em colaboração com a Fundação Luzón, que visa estimular a transferência de conhecimento para a sua aplicação na área da saúde e contribuir para o bem-estar das pessoas.