A Associação Espaço Jacobeus (AEJ) celebrou com solenidade o seu 20º aniversário. A «maior organização jacobeia portuguesa» reitera que o seu maior objetivo é «defender e promover o Caminho de Santiago. Não é apenas colocar o maior número de pessoas a caminhar», defendeu o presidente do organismo, António Devesa, durante a cerimónia solene, realizada este fim-de-semana, em Guimarães.
No que respeita ao percurso de duas décadas da AEJ, que conta meio milhar de associados, o dirigente reconheceu que, «por vezes, as etapas não são percorridas da melhor forma, noutras perdemo-nos no caminho ou não comunicamos da melhor maneira com os companheiros de jornada, mas sabemos que deve ser sempre um caminho de verdade, honestidade e altruísmo».
A AEJ e uma instituição com quase 30 delegações em Portugal e no estrangeiro
A Associação Espaço Jacobeus – Confraria de São Tiago foi fundada em 2004, é uma organização católica com sede em Braga, que «preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas atividades pessoas de diferente fé e fundamentação humanística».
Em 2006, foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.