REGIÃO -
Esposende alerta para prevenção do cancro da próstata com a campanha Novembro Azul

A Câmara de Esposende associou-se à campanha Novembro Azul, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o intuito de sensibilizar para a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da próstata.

Novembro Azul é uma campanha de consciencialização dirigida à sociedade em geral e, em especial, aos homens, sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.

Assinalando-se a 17 de Novembro o Dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata, este mês assume particular relevância na sensibilização para esta doença.

PUBLICIDADE

De acordo com a Associação Portuguesa de Urologia, o cancro da próstata é a segunda causa de morte por cancro no homem, atrás do cancro do pulmão. Contudo, é o tipo de cancro mais frequente no homem com idade superior a 50 anos. Assim, os homens devem fazer exame periódico, a partir dos 45/50 anos, devendo falar ao seu médico de família da possibilidade de fazer o teste de sangue denominado PSA.

Neste contexto, a campanha Novembro Azul visa apelar para a importância da sensibilização e prevenção deste cancro, relembrando que afecta dois em cada 11 homens, tornando-se fundamental que todos os homens acima dos 50 anos façam exames regulares.