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Esposende apresentou o seu Plano de Ação do Turismo para Esposende, no período 2023-2027

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O Município de Esposende apresentou o seu Plano de Ação do Turismo para Esposende, no período 2023-2027. Gastronomia e Vinhos, Turismo Náutico, Caminho de Santiago e Turismo da Natureza são os quatro produtos estratégicos.

Em sessão integrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo e que decorreu no Centro de Informação Turística de Esposende, na presença de diversos operadores turísticos do concelho, o Município apresentou a Estratégia, Comunicação e Dinâmicas Turísticas Locais, alinhadas com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ancorado num conjunto de ações, o Plano de Ação do Turismo, cuja apresentação esteve a cargo do coordenador do Serviço de Turismo, José Costa, assenta em três Dimensões – Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade, e reveste-se de três Eixos Estratégicos: Natureza, Economia Azul, e Comunidade, Cultura e Criatividade. Tem como objetivos: Qualificar a oferta, Reduzir a sazonalidade, Melhorar a qualidade do serviço, Gerar valor acrescentado nas empresas e Impactar positivamente na comunidade local.

Gastronomia e Vinhos, Turismo Náutico, Caminho de Santiago e Turismo da Natureza são os quatro produtos estratégicos que Esposende quer continuar a promover, assumindo como produtos complementares o Turismo Cultural, Criativo, Industrial e Acessível, estratégia que inclui Programas Estratégicos e Complementares que abarcam estas vertentes.

Ao nível das linhas de ação pretende-se apostar na marca Esposende, integrar a comunidade local, consolidar os produtos estratégicos, crescer nos produtos complementares, robustecer os programas, qualificar os recursos humanos, digitalizar propostas de valor e comunicar o destino.

Dando continuidade ao amplo e assertivo trabalho que vem sendo desenvolvido, o Município pretende posicionar Esposende e as Marcas do Território, nomeadamente o Parque Natural Litoral Norte (PNLN), o Caminho Português da Costa, a Estação Náutica de Esposende, o evento gastronómico Março com Sabores do Mar e as Praias Ouro, conforme assinalou o Vereador do Turismo, Sérgio Mano. O grande desafio passa por afirmar Esposende como um território com excecional potencial turístico ao longo de todo o ano, e que proporciona experiências diferenciadoras, referiu Sérgio Mano, revelando que esse caminho já começou a ser «sedimentado».

CRESCIMENTO DE 30%

Ultrapassado o período da pandemia, Esposende regista níveis bastante satisfatórios de procura turística, nomeadamente um crescimento de 30% na denominada época baixa, marcando pontos no combate à sazonalidade.

Ciente de que tão exigente desafio envolve um esforço coletivo, o Vereador do Turismo apelou ao envolvimento do setor privado. “Sem dinâmica pública e empresarial não há eficácia”, afirmou.

Na sessão, foi também apresentada a campanha “Explore Esposende”, uma estratégia comunicacional desenhada pela empresa César Jaques Concepts, e que assenta em quatro eixos – Náutica, Natureza, Cultura/Criatividade e Gastronomia, contemplando 10 experiências entre uma multiplicidade de atividades que é possível desenvolver no território. O programa é dinâmico, pelo que outras propostas serão apresentadas em próximas edições. Esta ação insere-se na operação NORTE-06-3928-FEDER-000019 – Marketing, Comunicação e Internacionalização, integrada no Programa PROVERE Minho Inovação e aprovada pelo NORTE 2020. Constitui, assim, uma oportunidade para a implementação de uma estratégia de promoção dos recursos turísticos do Minho, da qual fazem parte as três comunidades intermunicipais – Alto Minho, Cávado e Ave.

A encerrar a sessão, Nelson Gonçalves, da empresa Contacto Visual, apresentou a atualização do “Esposende Virtual”, uma ferramenta de promoção do território, que se encontra alojada no site do Turismo do Município, em www.visitesposende.com. Foram, assim, acrescentados outros atrativos a esta visitação virtual, como é o caso do Museu do Sargaço ou o Centro Interpretativo do Junco. Para além das fotos esféricas, introduziram-se novos vídeos e locuções acerca de lendas, como os Cavalos de Fão ou do Monge Joia.

Refira-se que esta é umas das ferramentas mais solicitadas no portal de turismo, dada a sua importância na preparação da pré viagem, ou seja na escolha do destino a visitar.

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