Esposende assinalou o Dia Nacional dos Jardins, que se comemorou ontem, 25 de maio, pela primeira vez, por Resolução da Assembleia da República, de 2022.
A efeméride foi instituída para homenagear o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que nasceu nesta data em 1922 em Lisboa, tendo falecido em novembro de 2020.
De modo a assinalar o dia e sensibilizar para estes valores, a empresa municipal Esposende Ambiente, em parceria com a Esposende 2000, organizou uma atividade de lazer ao ar livre, no jardim da Zona Ribeirinha de Esposende, que contou com a participação do Centro Infantil A Gaivota, e promoveu atividades e ateliers, no Centro de Educação Ambiental e no Horto Municipal, durante todo o dia, para as crianças do Jardim de Infância e utentes do Centro de Dia da JUM – Juventude Unida de Marinhas.
Com esta iniciativa Esposende dá um contributo superior para o cumprimento global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne a proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Refira-se que concelho de Esposende é dotado de cerca de 180 mil metros quadrados de espaços verdes, sendo que aproximadamente 70 mil correspondem à zona urbana de Esposende. Para além das 1.200 árvores inseridas nos espaços verdes, cerca de 6.000 árvores encontram-se distribuídas em caldeiras nos arruamentos, segundo dados da autarquia, em nota enviada à nossa redação.