REGIÃO -
Esposende assinalou o “Dia da Cidade e do Município”

Esposende assinalou, esta quarta-feira, 19 de Agosto, o Dia da Cidade e do Município. O programa comemorativo iniciou-se com o hastear das bandeiras, na Praça do Município, ao som da Banda de Música de Antas, com os hinos, nacional e da cidade, entoados pela cantora esposendense Raquel Boaventura Rego. Realizou-se, também, uma missa solene, na Igreja Matriz, celebrada pelo Bispo D. Nuno Almeida e que foi abrilhantada pelo Grupo de Câmara de Esposende.

As cerimónias prosseguiram com a sessão solene que decorreu no Auditório Municipal de Esposende, na qual foram entregues distinções municipais, seguindo o “Regulamento Municipal de concessão de Medalhas”, em vigor neste Município. A título póstumo foi atribuída a Medalha de Honra ao cidadão Paulo da Silva Gonçalves, a Medalha de Mérito Municipal ao investigador Eugénio Campos Ferreira, a Medalha de Mérito Municipal ao sargento-mor João Carlos Carvalho Garção, a Medalha de Mérito Municipal à Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, as Medalhas de Mérito Cultural, ao Rancho Folclórico de Fonte Boa e ao Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Voto de Louvor, ao Cidadão Rui Pedro Silva.

Como habitualmente, no Dia da Cidade e do Município, a Câmara Municipal distinguiu, por bons serviços, os trabalhadores Ivone Maria Moreira Silvestre Baptista Magalhães, Marcelo Parente Amorim Fernandes, José António Queirós, Luís André Cruz Eiras e Cândida Nascimento Sousa Carvalho Faria, que ao longo de 25 anos desempenharam serviço na Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, sublinhou a «importância do trabalho e dedicação de todos estes cidadãos para a construção do Concelho de Esposende», relembrando, na mesma linha, «os antepassados que há 27 anos lutaram pela elevação a cidade», vincando o «apreço e estima por aqueles que de forma empenhada e dedicada deram o seu tempo à comunidade no exercício de cargos políticos, ao longo dos últimos anos, no poder ou na oposição, promovendo o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida dos nossos concidadãos».

No final, Benjamim Pereira deixou uma mensagem de esperança, em relação aos tempos difíceis que se vivem e apelou para que todos se empenhem e cumpram o seu papel, agindo de forma responsável e cumprindo as determinações impostas pelas autoridades de saúde.

Também em jeito de reflexão e balanço, o Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, Agostinho Silva lembrou «a situação financeira estável do Município que tem permitido concretizar muito investimento, conforme demonstra o maior orçamento jamais apresentado por esta Câmara Municipal». 

Agostinho Silva solicitou que o Município aposte «no ensino e na cultura, na área social, no ambiente e proporcionando condições para que as empresas criem emprego. São áreas que não dão votos, mas que permitirão ao Concelho colher frutos no futuro», vincou Agostinho Silva.

Todas as cerimónias decorreram dentro das normas estipuladas pela Direção-Geral de Saúde.