O Município de Esposende aderiu à Aliança Estratégica Transnacional de luta contra a “Cortaderia selloana”. O movimento, integrado no projecto “LIFE Stop Cortaderia”, tem como objectivo o «controlo da expansão desta espécie exótica invasora».
Para mais informações sobre o projecto consulte: www.stopcortaderia.org.
Com esta adesão, o Município passa a integrar a lista pública alojada na web (http://stopcortaderia.org/language/pt/estrategia-pt/) e a fazer parte de uma rede de entidades contra a Cortaderia, podendo utilizar o selo que confirma a adesão.
Para além de receber notícias acerca dos avanços sobre investigação e gestão da espécie, a autarquia tem acesso à informação, documentos de resultados e conclusões dos trabalhos levados a cabo no âmbito do “LIFE STOP Cortaderia”, podendo ainda solicitar aconselhamento aos técnicos do “LIFE STOP Cortaderia” acerca dos seus planos ou iniciativas para a luta contra esta espécie invasora.
CANDIDATURA AO FUNDO AMBIENTAL
Integrado também na estratégia de controlo da expansão da Cortaderia selloana, o Município, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e do ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai apresentar uma candidatura ao Fundo Ambiental, com vista ao «combate desta espécie no concelho e, assim, cumprir um dos grandes objectivos de preservação da biodiversidade autóctone através da implementação de medidas para reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres».