REGIÃO -
Esposende garante segurança nas praias até ao final da época balnear 

A segurança dos banhistas vai estar «assegurada nas praias concessionadas do Concelho de Esposende até ao dia 13 de Setembro», data até à qual estará vigente a época balnear, em virtude da determinação da Agência Portuguesa do Ambiente/ARH do Norte.

A época balnear, que deveria concluir-se a 31 de Agosto, foi alargada até esta data, devido à «intensa utilização, por força das excelentes condições meteorológicas que se registam», pode ler-se em nota enviar pelo Município.

Acrescentam, ainda, que «a decisão obteve a anuência da maioria dos concessionários, que mantêm abertos e em funcionamento os seus equipamentos e serviços nas praias de Apúla, Ofir e Cepães, pelo que nessas estão garantidas todas as condições de segurança balnear. Em Suave Mar, por decisão dos concessionários, os apoios estão encerrados, mas o Município garante a presença de dois nadadores salvadores até ao final da época balnear».

PUBLICIDADE

APOIOS PARA OS CONCESSIONÁRIOS DE PRAIA

Considerando que a época balnear será este ano mais curta e atendendo às nefastas consequências económicas e sociais resultantes da pandemia, o Município estabeleceu um «conjunto de apoios para os concessionários de praia». 

Entre vários outros aspetos, a Câmara Municipal «assumiu os encargos com a vigilância marítima nas zonas não concessionadas e com as tarefas de manutenção, limpeza e higienização das instalações sanitárias públicas ou de acesso público existentes nas praias. Adicionalmente, colocou todo um conjunto de informações e implementou uma campanha de sensibilização junto dos utentes das praias», concluem.