REGIÃO -
Esposende promove promove campanha de esterilização de animais de companhia

Integrado no Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, iniciado em 2018, o Município de Esposende desenvolve, ao longo do presente mês de Novembro, uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia. Os detentores de animais residentes no Concelho passam assim a beneficiar de alguns apoios, entre eles, 15 euros por Gato, 35 euros por Gata, 30 euros por Cão e 55 euros por Cadela.

Para usufruir destes apoios, os candidatos deverão apresentar no Balcão de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Esposende ou para o e-mail [email protected], até ao dia 27 de Novembro, os seguintes documentos: formulário de candidatura (disponibilizado na página do Município), documento comprovativo da marcação animal com dispositivo de identificação eletrónica e da vacina antirrábica atualizada (DIAC); declaração de esterilização, ocorrida no período entre 1 agosto e 27 de novembro (inserida pelo Médico Veterinário responsável pelo animal); atestado de residência no concelho; e comprovativo de IBAN.

As candidaturas serão elegíveis com a apresentação de todos os documentos referidos e unicamente no período temporal estabelecido. 

PUBLICIDADE

«MEDIDA ESSENCIAL NA REDUÇÃO DO NÚMERO DE ANIMAIS DE COMPANHIA»

Em comunicado, o Município sublinha que a campanha se «assume da maior relevância», na medida em que configura um «importante apoio à comunidade que pretenda proceder à esterilização dos seus animais de companhia, constituindo uma medida essencial na redução do número de animais errantes, minimizando o flagelo do abandono».

CONSTRUÇÃO DO CRO

A premência do combate ao abandono foi, de resto, «há muito assumida pelo Município» que, a par de outras acções, vai «avançar com a construção de um Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais» pode ler-se.

Na mesma nota, o Município acrescenta ainda que o «Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal engloba diversos eixos de intervenção tendo em vista a melhoria das condições de bem-estar animal e a sua integração na sociedade».