REGIÃO - Esposende realiza 3ª edição de “Brincar é coisa séria!”

REGIÃO -
Esposende realiza 3ª edição de “Brincar é coisa séria!”

O Município de Esposende, em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende vai promover nova edição da iniciativa “Brincar é coisa séria!”. O programa integra o II Seminário “Pensar o Brincar”, no dia 28 de Junho, e a terceira edição da Feira do Brincar e do Brinquedo, que decorrerá nos dias 29 e 30 de Junho, na Zona Ribeirinha da cidade.

Esta iniciativa propõe-se «reflectir sobre a importância do “Brincar” no desenvolvimento infantil, abordando, igualmente, a forma como o “Brincar” tem evoluído ao longo do tempo e quais as implicações dessas mudanças, aliando-se, ainda, a promoção de formas mais saudáveis de Brincar», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Esposende.

O Seminário, a realizar no Auditório Municipal, integrará quatro painéis: Do actual paradigma do tempo na vida dos pais e dos filhos ao tempo para brincar; Do brincar livre no exterior, ao brincar virtual: suas implicações; O lazer e os tempos livres no quotidiano da vida dos jovens: estilos de vida saudáveis; e Brincar para promover e prevenir. A abordagem destas temáticas estará a cargo de diversos técnicos e especialistas.

PUBLICIDADE

Para além da presença de nomes como Carlos Neto, Ana Rita Fonseca, Teresa Sofia de Castro, Fábio Guedes, Teresa Freire, Otília Fernandes, Andreia Azevedo e Tatiana Homem, o programa incluiu ainda uma mensagem de Mário Cordeiro, pediatra e professor aposentado de pediatria e de saúde pública da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e uma conferência por Eduardo Sá, Psicólogo e Professor na Universidade de Coimbra e no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, que volta, assim, a associar-se a esta iniciativa.

A participação no seminário é gratuita, mas de inscrição obrigatória, que deverá ser efectuada até ao dia 24 de Junho através do link: https://forms.gle/mCZVipR1rH659Yvi7.

A par deste espaço de reflexão, o “Brincar é coisa séria!” proporciona às famílias e à comunidade em geral a oportunidade de experimentar diversas actividades lúdicas, na “Feira do Brincar e do Brinquedo”, que funcionará na Zona Ribeirinha em Esposende, junto às Piscinas Foz do Cávado, no 29 de Junho, das 14h00 às 18h00 e, no dia 30, entre as 10h00 e as 18h00.