O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, recebeu, no Algarve, o prémio atribuído pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) ao Município de Esposende, pela obra do Canal Intercetor de Proteção e Gestão de Riscos, Cheias e Inundações da cidade de Esposende.
A distinção ocorreu no âmbito do 17.º Congresso da Água, promovido pela APRH, em Lagos, de 8 a 11 de abril, sob o tema “Ação Rumo à Sustentabilidade”.
Além do Presidente Guilherme Emílio, também o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, marcou presença no evento, tendo sido um dos oradores convidados.
A Sessão Plenária contou, ainda, com as intervenções de Jorge Cardoso Gonçalves (APRH/LIS-Water), de Paulo Reis (Vice-Presidente da CM Lagos), de Carlos Carmo (Vereador da CM Loulé), de Silvério Guerreiro (Ordem dos Engenheiros – Região Sul) e de Pedro Coelho (ARH Algarve), sob a moderação de Manuela Moreira da Silva (APRH/Universidade do Algarve).
Para além da sua intervenção em plenário, a Esposende Ambiente participou ativamente em diversas sessões técnicas, com comunicações centradas em temáticas fundamentais para o futuro da gestão da água, nomeadamente: Sustentabilidade e Qualidade de Vida – A Estratégia da Esposende Ambiente, Projeto “Claro como Água” – A Sensibilização enquanto Ferramenta de Gestão dos Recursos Hídricos e Recuperação de Custos e o Futuro das Tarifas.
«Estas participações evidenciam o trabalho consistente da empresa na promoção de políticas ambientais sustentáveis, reforçando a importância da educação e sensibilização ambiental como ferramentas essenciais para a gestão eficiente dos recursos hídricos e a promoção da literacia hídrica junto da população», escreve, em comunicado, a autarquia.
O 17.º Congresso da Água registou a participação de diversas entidades e personalidades, nomeadamente a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.
No evento discutiram-se temas como políticas públicas e governança da água, água e gestão do território, abordagens colaborativas, multidisciplinares e multissetoriais, ciência e tecnologia para a inovação no domínio da água, soluções de base natural.
«A presença do Município de Esposende e da Esposende Ambiente neste evento reafirma o seu papel de referência na gestão sustentável da água, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com uma visão de futuro que aposta na resiliência, inovação e envolvimento da comunidade», conclui o município.
oamarense@gmail.com